Vizualizações 825

Olá, seja bem-vindo. Aqui você irá entender todos os passos para ter sua obra publicada de forma independente, bem como os links indicados para contratação dos serviços ou vídeos ensinado o passo a passo dos mesmos para você ser ainda mais independente e economizar em muitos dos processos editoriais.

REVISÃO

Esse é um processo muito importante e nele em que a qualidade do seu texto vai ser melhorada. Existem vários níveis de serviços de melhoria de texto e vou listar três.

GRAMATICAL

O profissional vai avaliar a aplicação correta do português. Palavras erradas, concordância gramatical, entre outras coisas associadas a gramática. Ele NÃO avalia se a história é boa ou não.

COPIDESQUE

Nesse caso, o profissional vai avaliar trechos confusos no seu livro e reescrevê-lo para melhor entendimento, ambiguidade, palavras repetitivas e outros problemas que comprometam a compreensão da história.

LEITURA CRÍTICA

O profissional vai avaliar o contexto e narrativa da sua história, dizendo os pontos negativos e positivos do desenvolvimento da sua obra em si. Uma revisão narrativa da sua história.

INDICAÇÃO DE SERVIÇO

GRAMATICALIZANDO

MARIANA ROCHA

CÓDICE CONSULTORIA

REGISTRO

Depois que sua obra foi revisada é iniciado o processo de registro. Há quem prefira registrar primeiro para depois mandar para a revisão. Isso fica a critério de cada um. Mas uma dica: caso se sinta inseguro de enviar sua obra para revisão, mas gostaria de só iniciar o registro, depois do texto 100% analisado, pode simplesmente enviar um email para si mesmo com o arquivo do livro anexado.

Isso gera um data/hora provando que a obra é sua. Por mais que alguém pegue a mesma e faça o registro legalmente, você tem um data/hora anterior que vai comprovar judicialmente que lhe pertence.

O processo de registro que vou explicar abaixo, nada mais é que um documento com data/hora que é gerado, mostrando que a obra é sua a partir desta data de registro.

Caso tenha problemas no futuro, quem resolve é a justiça e não as entidades que emitiram o registro. Como disse, elas só geram o documento para você ter um data/hora que comprove que essa obra foi feita por você nesse período.

BIBLIOTECA NACIONAL

O processo de Registro no Escritório de Direitos autorais | Biblioteca Nacional é mais trabalhoso porém, é mais barato. O registro pode levar 6 meses ou mais.

CBL

O processo de Registro na CBL é mais simples e tudo online, mas é bem mais caro. O registro sai em até dois dias.

ONDE REGISTRAR

ESCRITÓRIO DE DIREITOS AUTORAIS

CÂMARA BRASILEIRA DO LIVRO​ (CBL)

DIAGRAMAÇÃO

DIGITAL

Processo de diagramação de um livro digital, dependendo do que será apresentado, pode ser bem simples. No meu Canal do You Tube tem o passo a passo para diagramação de um EBOOK utilizando de várias ferramentas. É um custo que pode ser economizado, mas caso queria contratar o serviço, segue abaixo minhas indicações.

IMPRESSO

O processo de um livro impresso requer mais atenção e pode ser mais trabalhoso, dependendo do que será apresentado na obra. No meu canal também tem esse processo. Disponibilizo modelos gratuitos do InDesign para diagramação de livro impresso. Caso queira contratar o serviço, segue abaixo minhas indicações.

INDICAÇÃO DE SERVIÇOS

ISBN

CBL

O ISBN é o número que identifica sua obra. É a identidade do seu livro. Ele é emitido exclusivamente pela CBL. Antigamente ele era emitido pela Agência Brasileira do ISBN. Se você é cadastrado na CBL, você pode emitir seu número. Tem um vídeo no meu Canal onde explico o passo a passo.

TERCEIROS

Caso você não tenha cadastro na CBL, você pode emitir com terceiros que tenham o cadastro. Eles cobram um pouco mais caro, mas é onde eles tiram o lucro pelo serviço. Como disse, de qualquer forma o número é emitido na CBL por esse terceiro que possui o cadastro no mesmo.

ATENÇÃO: Você só emiti o número de ISBN, depois que tiver sua obra diagramada, pois na emissão, você precisará da quantidade de páginas e o formato do seu livro.

OBS: Para livro digital publicado na Amazon não é obrigatório o ISBN, pois é gerado um ASIN. Caso publique em outras plataformas ou participe de prêmios literários é obrigatório o número de ISBN.

Você não precisa pagar pelo código de barras, pois ele é somente a representação gráfica (em barras) do seu número de ISBN. Você pode gerar seu código de barras GRATUITAMENTE e no meu Canal já tem um vídeo onde ensino o passo a passo.

ONDE EMITIR

FICHA CATALOGRÁFICA

CBL

A ficha catalográfica, por lei, tem que ser feita e assinada por um(a) bibliotecário(a). Você pode contratar esse serviço pela CBL.

BIBLIOTECÁRIO(A)

Você também pode ter sua ficha produzida diretamente com um bibliotecário(a) a sua escolha. Dependendo da sua escolha, pode sair mais em conta.

LEI Nº 10.753, DE 30 DE OUTUBRO DE 2003

ATENÇÃO: As fichas são obrigatórias para os livros impressos e digitais. Opcional caso publique somente a versão digital na Amazon.

INDICAÇÃO DE SERVIÇO

IMPRESSÃO / PUBLICAÇÃO

DIGITAL

AMAZON (KDP)

É a plataforma mais conhecida para publicação de livros digitais e impressos. Ela é uma gigante nesse segmento e atua em muitos países o que possibilita você levar sua obra para o mundo. Você pode publicar com exclusividade, o que lhe dá um retorno em royalties de até 70%, ou por não exclusividade, lhe dando 35% de royalties. Nessa modalidade você é liberado para publicar em outras plataformas de publicação digital.

WATTPAD

Uma ótima opção para quem pretende consolidar seu público. A plataforma tem uma grande base de leitores não só no Brasil, mas como no exterior. Muita gente gosta de publicar, por capítulos, para atrair o público com expectativas semanais ou mensais.

OUTROS

Existem muitas outras plataformas para publicação digital como, Google Play Livros, Kobo, Apple Book, Scribd, etc. Vou gravar vídeos em breve ensinando a publicar nessas outras plataformas. Lembrando, se você publica na Amazon pelo KDP, para poder publicar em outras plataformas, você NÃO pode pode publicar escolhendo a opção de 70% de Royalties, pois nesse valor, exige exclusividade com a mesma.

IMPRESSO

GRÁFICAS

Você pode negociar diretamente com uma gráfica para a impressão do seu livro. Sai muito mais em conta, mas para um bom custo benefício, o ideal é fazer uma tiragem acima de 100 livros.

SOB DEMANDA SEM CUSTOS

Tem crescido muito esse serviço de impressão sob demanda sem custos. UICLAP, BOK2, CLUBE DE AUTORES, KDP, entre outras, são exemplos de empresas que fornecem esse serviço. Você não paga pela impressão e seu livro é publicado e vendido na própria loja dessas plataformas e algumas oferecem distribuição estendida nos marketplace. O custo de impressão fica  bem mais custoso e o livro acaba ficando um pouco mais caro para a venda, mas o autor não tem custos e nem trabalho com logística de venda e distribuição.

FINANCIAMENTO COLETIVO

Uma ótima opção onde você cria uma campanha de venda em plataformas de financiamento coletivo (CROWDFUNDING). Você estipula uma meta com níveis de recompensas e os interessados vão adquirindo. Cumprindo a meta de ganhos, você consegue viabilizar a produção das recompensas e distribuição das mesmas.

INDICAÇÃO DE SERVIÇOS E PLATAFORMAS

PUBLICAÇÃO DIGITAL

AMAZON (KDP)

GOOGLE PLAY LIVROS

GRÁFICAS

LETRAS E VERSOS

GRÁFICA MAXMUS

SOB DEMANDA SEM CUSTOS

CLUBE DE AUTORES

FINANCIAMENTO COLETIVO (CROWDFUNDING)

VENDA

SOB DEMANDA

Se você optou por publicar e imprimir com plataformas de impressão sob demanda, você pode vender diretamente naquelas que possui loja online própria ou por distribuição estendida nos marketplace como Lojas Americanas, Submarino, Amazon, Mercado Livre, etc, caso a plataforma ofereça essa opção.

FINANCIAMENTO COLETIVO

Optando por criar um financiamento coletivo para viabilização da produção do seu livro, a meta passa a ser divulgar sua campanha para gerar interessados em financiar o projeto. Crie recompensas interessantes e se é iniciante não foque tanto em lucro. Foque em viabilizar seu livro e alcançar público. Depois que conquistar seus leitores no primeiro contato, vai ficando mais fácil de monetizar outras coisas e futuras obras.

PRÓPRIO SITE

É legal ter uma loja online própria , mas é mais indicada para quem já tem um bom portfólio de obras publicadas e outros produtos agregados as mesmas. Manter uma loja online tem seus custos mensais então tem quer ser feita em um momento oportuno. Você pode ter um site de autor(a) e nele ter uma área de vendas onde você coloca links de compras diretas, como do pagseguro e/ou paypal, das suas obras.

REDES SOCIAS

As redes socias tem crescido muito em relação a viabilizar ferramentas para quem possui um negócio. Ser escritor é ter um negócio. Se sonha em viver de livros, você tem que ter esse pensamento. Suas obras são seus produtos e eles precisam ser vendidos para poder viabilizar sua carreira e poder se dedicar integralmente a ela. Facebook, Instagram, Pinterest tem muitas ferramentas ligadas ao comércio. Aproveite delas para criar mais um contato com seu público e gerar um catálogo de vendas.

WHATSAPP BUSINESS

Utilizamos muito o WhatsApp e com a facilidade de contato direto que a ferramenta possibilita, você pode ter mais um ponto de vendas eficiente. Com o WhatsApp Business, você pode automatizar respostas e oferecer um catálogo de vendas dos seus produtos. No caso, suas obras.

MARKETPLACES

Você pode ter uma distribuição estendida, por meio de vendas nos marketplace como Lojas Americanas, Submarino, Mercado Livre, Amazon, entre outras. Algumas plataformas de impressão sob demanda, como a BOK2 e CLUBE DE AUTORES, oferecem essa distribuição estendida, mas fica bem mais caro vender por elas, pois tem o custo da porcentagem de vendas nos marketplace. Você pode se cadastrar diretamente nos marketplace e ter o controle de todas as vendas, mas alguns vão te exigir um CNPJ.

INDICAÇÃO DE SERVIÇOS E PLATAFORMAS

PRÓPRIO SITE
LOJA ONLINE
MARKETPLACE

SHOPEE

MERCADO LIVRE

VIA VAREJO

AMAZON SELLER

MAGALU

ESTANTE VIRTUAL

SARAIVA

CARREFOUR

RECEBIMENTO DE ROYALTIES​

CONTA CONVENCIONAL​​

Algumas plataformas de publicação, como a Amazon, aceitam contas convencionais e agora as digitais, mas se atente, pois você pode ter uma conta convencional, sem pagar tarifas. Se você já tem, só enquadrar para conta de pacote essencial. Se ainda não tem, pode um abrir nessa modalidade, sem tarifas.

CONTA DIGITAL​

Tem crescido muito as opções de contas digitais. Nubank, Inter, C6, BS2, são alguns exemplos. São bem simples de abrir conta e tudo online. Muitas plataformas de impressão sob demanda já aceitam contas digitais para recebimento de royalties e o KDP.

CONTA INTERNACIONAL​

Se você vende suas obras no exterior e precisa de uma conta Internacional, também estão crescendo opções de contas digitais para recebimento de royalties em outras moedas. Payonner, BS2, Nomad, entre outras. No caso da Amazon, você pode configurar diversas contas em várias moedas para recebimento de royalties em diferentes lojas da Amazon.

Contas convencionais aceitas pela Amazon no KDP:

Conta Corrente

Conta Digital

Fiz testes para tentar receber os royalties do KDP por uma conta digital e obtive sucesso com a conta do Inter, C6, BS2 e NuPagamentos. Conforme for testando outras contas vou atualizando esse POST.

INTER

Código do Banco Inter é: 077

SWIFT do Banco Inter é: ITEMBRSP

Informações retiradas do suporte/ajuda do próprio Banco Inter:

C6 BANK

Código do Banco C6 é: 336

SWIFT do Banco C6 é: CSIXBRSP

BS2

Código do Banco BS2 é: 218

SWIFT do Banco BS2 (Matriz) é: BBONBRSP

NU PAGAMENTOS

Código do Nu Pagamentos é: 260

SWIFT do Banco parceiro Remessa Online (Banco Topázio) é: TOPZBRRSXXX

Você pode consultar mais informações e prazos de recebimento de royalties do KDP.

Site para consultar o código BIC/SWIFT dos bancos:

Site para consultar o NÚMERO dos bancos:

CONTA DIGITAL
CONTA DIGITAL INTERNACIONAL

MARKETING

DICAS

Existem infinitas estratégias para alavancar suas vendas e alcançar público. Nem sempre a estratégia que funciona para um vai funcionar para outro. Então sempre teste coisas novas. Tem que entender como seu público pensa e como ele gosta de ser abordado. Vender é uma arte de entregar algo que vá trazer um benefício a quem procura uma solução, entretenimento, entra outras coisas. Se você conseguir descobrir o que funciona para você, fica muito mais fácil alcançar seus objetivos, mas não é uma tarefa fácil. E por mais que descubra, essa estratégia não funcionará por muito tempo. O mundo está evoluindo cada vez mais rápido e as tendências estão em constantes mudanças.

FERRAMENTAS

Existem muitas ferramentas que vão te ajudar a alavancar seu marketing. Mas lembre-se, as ferramentas não fazem milagres. Se você não entender de funil de vendas, comportamento do seu publico, entre muitos fatores que são importante para você entregar aquilo que está oferecendo, de nada adiantará investir em anúncios. Só estará queimando recursos. Exemplos de ferramentas são Facebook ADS, Google ADS, Sendinblue para Email Marketing, etc.

FERRAMENTAS

FACEBOOK ADS

GOOGLE ADS

AMAZON ADVERTISING​

SENDINBLUE

MAILCHIMP

ATENÇÃO: Todas as estratégias e passo a passo de utilização das ferramentas, vocês verão no meu Canal do YouTube. Confira a Playlist do que já gravei.

PUBLICAÇÃO INTERNACIONAL

TRADUÇÃO

Se trata de um investimento alto, mas que pode gerar muito retorno. Por mais que seja um investimento alto em real, você vai ganhar em moedas mais fortes, como o dólar e euro, e com isso, dependendo das vendas, cobrir rapidamente esse investimento. Hoje em dia com o crescimento das plataformas digitais de publicação, como o KDP, você pode ter suas obras publicadas de forma independente pelo mundo, tanto na versão digital como a impressa.

PUBLICAÇÃO DIGITAL

Você pode publicar sua obra traduzida ou até mesmo escrita diretamente do idioma pretendido, na Amazon, com o KDP ou no Wattpad, que tem uma base de leitores bem ampla.

PUBLICAÇÃO IMPRESSA

A principal ferramenta que proporciona você publicar sua versão internacional impressa é o KDP. Com ela você pode ter a versão impressa da sua obra vendida pela Amazon em muitos países onde ela atua e faz esse tipo de distribuição.

Curtiram todos os processos? Essa página estará em constante atualização, para poder te oferecer o mais detalhado dos processos e o melhor dos serviços e ferramentas.

Inscreva-se no canal para acompanhar todo o conteúdo. Estou compartilhando todo o meu conhecimento para ajudar a sua carreira a ser mais eficiente.

INSCREVA-SE


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *