LeandroVSilva® | BLOG

Vizualizações 131

SERÁ QUE DÁ PARA VIVER DE LIVROS?

Para ser objetivo já lhe respondo que SIM, mas vai depender de alguns fatores.

Contudo, se você, antes mesmo de ler este post, já tem introduzido no obscuro da sua mente que é algo impossível, não sou eu que vou te convencer, então pare de ler por aqui e se conforme com a derrota. Caso você acredita no seu potencial, mas acha muito difícil alcançar esse objetivo ou não sabe por onde começar, continue lendo que vou te mostrar o que venho aplicando à minha carreira.

Voltando ao fatores:

1 – Você tem que definir se quer levar a escrita como profissão. Se for só um hobby dificilmente você conseguirá viver somente da escrita. Se está disposto a lançar livros por toda sua vida e levar isso profissionalmente, você precisa se profissionalizar e principalmente empreender

Não que escrever livros como um hobby dê pouco retorno. Há quem consiga fazer da escrita um hobby sem compromisso e ter um retorno, mas dificilmente, como já disse, viverá somente disto. Ainda mais se tratando de ser escritor no Brasil.

2 – Tendo suas metas definidas e intenções de livros para publicar, agora você precisa definir como quer publicar. Se almeja publicar por editora você pode conseguir o seu tão sonhado objetivo de se tornar um best-seller e viver somente de livros, mas tem um grande porém: 

Sendo publicado por editora você pode levar a vida toda para conseguir o seu objetivo ou na pior das hipóteses, nem conseguir. Sendo publicado por editora você tem a vantagem de não ter muito trabalho. O maior trabalho que terá será no marketing. 

Geralmente os royalties pagos das vendas dos livros para quem é publicado em editora é muito baixo, então, haja livro para vender e assim ter um retorno considerável que te faça viver somente de livros.

Agora, se publicar como independente você terá todo o retorno, mas fique sabendo que terá muito mais trabalho. Com publicação independente você se torna sua própria editora e poderá acelerar muito os processos, como por exemplo, exportar suas obras para o mundo, coisa que utilizando uma editora raramente conseguirá, a não ser que tenha um contrato híbrido e que você mesmo o faça, ou pague absurdos para a editora fazer.

Mas aqui fica a seu critério.

Se publicar por editora, seja por uma publicação tradicional ou pagando por uma publicação lembre-se que terá o trabalho de marketing e o processo para se tornar um best-seller pode ser demorado e com você bancando esse custo.

Mas isso não é uma regra absoluta. Se você tiver muito dinheiro e fizer uma mega campanha de marketing com certeza terá um retorno considerável, mas infelizmente essa não é a realidade de muitos, ter dinheiro suficiente para bancar a carreira e ter um retorno esperado.

A realidade de muitos é a mesma da minha. Mas eu escolhi ser independente apesar de já ter começado com a editora. Tive muito trabalho e ainda continuo tendo, mas estou obtendo retorno muito satisfatório e eu não largo mais a publicação independente.

Minha carreira se tornou o meu negócio. E eu sou o CEO.

Aí voltamos a pergunta: dá para viver de livros?

Como já respondi no início: SIM. Mas vai depender de como você vai conduzir a sua carreira. Sendo publicado por editora ou sendo independente você terá trabalho em ambos, e não desistindo, você terá sucesso. Mas sendo publicado de forma independente esse sucesso pode ser mais rápido, isso se você adquirir conhecimento suficiente para conduzir a sua carreira de forma mais eficiente.

Uso minha carreira como exemplo. Investi em conhecimento e hoje faço tudo o que uma editora faz e até muito mais. Tenho meus livros publicados nacionalmente internacionalmente em vários formatos e o melhor de tudo, o lucro é todo meu e consequentemente isso me gera um retorno mais rápido, o qual posso reinvestir e acelerar o crescimento da minha carreira.

Eu tive muitos erros e acertos e em certas situações até parecia que estava perdendo tempo, mas não desisti e continuei em busca dos meus objetivos e ainda continuo atrás de outros. Se você quer ser eficiente na sua carreira e não perder tempo, adquira todo conhecimento para fazer da sua carreira literária o seu negócio. 

Hoje eu ofereço o que não tive no início da minha carreira. Conhecimento a quem busca seguir o mesmo caminho que o meu para dominar os processos editoriais e ser certeiro no que realmente funciona para fazer da carreira literária o seu negócio.

E sabe o melhor? Todo esse conhecimento disponibilizo de graça no meu canal.

INSCREVA-SE


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *