LeandroVSilva® | BLOG

Vizualizações 159

SERÁ QUE VALE A PENA PUBLICAR UM LIVRO DE FORMA INDEPENDENTE?

publicação leandrovsilva

Ainda existe uma grande mistificação que a publicação independente é sinônimo de amadorismo e péssima qualidade. Estou aqui para mostrar o contrário. Quem acompanha minha carreira sabe que publico de forma independente e mesmo que tudo seja feito por mim, entrego algo de qualidade, nível editora e em algumas situações até melhor que elas. Já até exportei minhas obras, coisa que com uma editora raramente um autor conseguirá, a não ser que ele pague caro por esse serviço.

publicação independente leandrovsilva

Mas Leandro, a questão é essa: vale a pena publicar de forma independente ou não?

Sim, se o seu objetivo e sonho for viver de livros.

Com a publicação independente você tem todo o controle de suas obras. Sabe exatamente o que vende e quanto de lucro tem. E melhor, o lucro é todo seu. Mas tem um porém. Dá muito mais trabalho do que ser publicado por editora. Muito mesmo.

Com a publicação por editora você paga ou se tiver sorte ou um bom agente literário, você só entrega o seu original e a editora faz tudo.

Uma ótima opção para quem só quer ter suas obras publicadas sem grandes perspectivas.

Você pode até ter um bom resultado, mas o retorno não será eficiente a curto prazo para você viver somente disso.

Raros são os casos de quem conseguiu viver de livros por um tempo sendo publicado por editora. Isso por não produzir mais ou não ter verba para financiar a mesma, ou simplesmente porque parou, pois as vendas e distribuição de royalties não compensava mais.

Sem contar que as editoras não vão gastar dinheiro em campanhas publicitárias para dedicar somente ao seu livro “seu filho”.

Sua obra é só mais uma em um monte de outros livros e a editora por mais que te publique não vai arriscar apostando em marketing dedicado somente à sua.

O marketing é do autor.

E assim o autor se mata de fazer marketing para vender suas obras e no final só leva os famosos 10%.

Haja livro para vender e conseguir viver disso.

Como disse, com a publicação independente o retorno é todo seu e já que o marketing é por conta do autor, que ele faça para gerar lucros somente para ele.

Mas torno a repetir sobre publicar independente.

Dá muito mais trabalho.

Então se vale a pena ou não depende do seu objetivo.

Você quer viver de livros seja independente, pois vai conquistar esse feito de forma mais eficiente e em um prazo bem menor do que sendo publicado por editora.

Tudo que uma editora faz o autor independente pode fazer e em algumas situações até melhor, pois ele se dedicará integralmente à sua obra.

Agora se você não tem esse objetivo e não quer ter muito trabalho, só se preocupando em escrever, publique por editora.

Mas pesquise antes por uma editora que corresponda às suas necessidades.

Quando escolher uma, antes entre em contato com os autores que já foram publicadas por ela e avalie se vale a pena com base na opinião deles.

De qualquer forma publicar livros dá trabalho. O que não pode é desistir na primeira dificuldade que encontrar.

Escreva para você. Coloque toda sua criatividade no papel e divulgue para o mundo. Compartilhe seus universos sem se importar com críticas. Haverá pessoas que não irão gostar do que você escrever e publicar, mas, com certeza, você terá seu público

Enquanto houver um que deseje ler ou apreciar o que sua mente tem para criar, você não pode parar de colocar em palavras ou artes tudo aquilo que está guardado na sua imaginação e no fundo do seu coração.

O limite da sua imaginação é até onde você pode imaginar. Imagine até o infinito.

LeandroVSilva

INSCREVA-SE


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *