LeandroVSilva® | BLOG

Vizualizações 10

OS SEUS LIVROS DIGITAIS VÃO SER PIRATEADOS

Posso ser direto com você? Se você sonha em viver de livros ou pelo menos ser reconhecido por suas obras literárias, infelizmente, um dia, terá seus textos pirateados.

É um problema cultural, pois se tem algo disponível de forma “GRATUITA”, por mais que seja sem autorização do dono, as pessoas vão pegar para elas.

E se tratando do ambiente virtual, isso é feito de forma anônima e descontrolada.

No dia que sua obra ficar conhecida, sempre terá alguém que vai pegar uma cópia dela digital e vai disponibilizar para download gratuitamente ou distribuir de forma ilegal.

E dificilmente encontrará a pessoa responsável que começou a distribuir sua suada obra pela internet, sem ter pago um centavo.

Mas isso não é o fim do mundo.

Aprenda a usar essa situação ruim ao seu favor. Uma coisa certa é, se estão pirateando intensamente sua obra, quer dizer que seu trabalho está sendo apreciado.

Por mais que seja de forma ilegal e você não esteja recebendo os seus royalties de direito, acaba que essas pessoas, estão fazendo um marketing indireto para você.

O que precisa fazer, é, não limitar o seu retorno aos ganhos dos livros digitais. Crie mais produtos ou formatos de leitura da sua obra.

Faça do limão uma limonada.

A pirataria é só mais um de muitos desafios que um escritor precisa enfrentar.

Eu geralmente disponibilizo meus livros digitais, gratuitamente na Amazon, no período que o KDP oferece. A cada 90 dias posso disponibilizar por 5 dias os livros gratuitamente.

Faço isso para criar o primeiro contato com o leitor. Ele curtindo, vai procurar por outros produtos monetizados que criei agregados as histórias. E como se torna inevitável a pirataria, já entrego logo gratuitamente na medida do possível.

Há quem discorde dessa estratégia de entregar gratuitamente, mas tem funcionado muito bem comigo. Mas tenha atenção, não quer dizer que deu certo comigo que vai dar para os outros. O marketing é algo bem pessoal e cada um vai se dar bem com estratégias diferentes.

INSCREVA-SE


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *