LeandroVSilva® | BLOG

Vizualizações 178

COMO ESTRUTURAR E DESENVOLVER UMA HISTÓRIA?

Constantemente somos bombardeados por ideias para escrever várias histórias e acontece de não conseguirmos colocá-las no papel e começar a desenvolvê-las.

Isso já aconteceu comigo, bem no início. Ainda mais que comecei a desenvolver histórias como escritor jardineiro.

Para quem não sabe o que é um escritor jardineiro: é aquele que tem uma ideia base para uma história e começa a desenvolvê-la conforme as ideias vão vindo.

Por causa desse processo de criação, constantemente era pego pelo bloqueio criativo ou simplesmente ficava perdido no decorrer do desenvolvimento da história.

Com isso, passei a organizar e planejar a história, a partir de uma ideia base, e depois disso que ia desenvolvendo a mesma.

Passei a mapear as características emocionais e físicas dos personagens, criar árvore genealógica deles, mapear interações entre eles, planejar os cenários por onde os personagens iriam interagir e muito mais o que podia detalhar no planejamento da história.

Depois que passei a organizar tudo, até então, não fui mais pego pelo bloqueio criativo.

No diagrama abaixo você pode conferir com mais detalhe esse planejamento.

Com essa parte de levantamento de informações organizada, sigo para a parte de criar um pequeno resumo da história com essas informações.

Uma pequena redação com início, meio e fim.

Depois que desenvolvo essa redação, pego o início e desmembro em possíveis capítulos. Crio outros pequenos resumos que vão compor o restante dos capítulos.

Faço isso também com o meio e o fim.

Com isso, defino onde vão acontecer as reviravoltas, clímax, etc.

Tendo tudo isso planejado, começo a desenvolver a história. Desenvolver as cenas, diálogos e interações. Desenvolvo toda a narrativa.

Acontece do roteiro planejado evoluir no meio do desenvolvimento, com o surgimento de novas ideias, e ter que precisar readaptar as coisas, mas como tudo já foi planejado, fica bem mais fácil essa reorganização de ideias.

Confira o vídeo no meu CANAL onde mostro com mais detalhes todo esse planejamento de roteiro:

INSCREVA-SE


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *