Depois que sua obra foi revisada é iniciado o processo de registro. Há quem prefira registrar primeiro para depois mandar para a revisão. Isso fica a critério de cada um. Mas uma dica: caso se sinta inseguro de enviar sua obra para revisão, mas gostaria de só iniciar o registro, depois do texto 100% analisado, pode simplesmente enviar um email para si mesmo com o arquivo do livro anexado.
Isso gera um data/hora provando que a obra é sua. Por mais que alguém pegue a mesma e faça o registro legalmente, você tem um data/hora anterior que vai comprovar judicialmente que lhe pertence.
O processo de registro que vou explicar abaixo, nada mais é que um documento com data/hora que é gerado, mostrando que a obra é sua a partir desta data de registro.
Caso tenha problemas no futuro, quem resolve é a justiça e não as entidades que emitiram o registro. Como disse, elas só geram o documento para você ter um data/hora que comprove que essa obra foi feita por você nesse período.
O processo de Registro no Escritório de Direitos autorais | Biblioteca Nacional é mais trabalhoso porém, é mais barato. O registro pode levar 6 meses ou mais.
O processo de Registro na CBL é mais simples e tudo online, mas é bem mais caro. O registro sai em até dois dias.
Você precisa estar logado para visualizar este conteúdo.